quinta-feira, 2 de agosto de 2012


Como lidar com as perdas???

Sempre vejo, nas historias em quadrinhos, desenhos animados, contos de fadas e baratos afins, os(as) vilõe(ãs) querendo dominar o mundo, e/ou, serem imortais.
Alcançar a imortalidade ... até parece divertido, sob a ótica de Peter Pan, viver a vida sempre como uma grande aventura, sem nunca envelhecer. No entanto, sem Wendy, que graça teria?
Na fantasia, a ideia de viver para sempre, alcançar a imortalidade, parece mesmo, muito formidável, pois nos torna invencíveis, indestrutíveis. Mas, sob a ótica fria e dura da realidade, ela parece mais um fardo que uma benção.
Como suportar a partida de pessoas queridas, por toda a eternidade? Como suportar a dor de não mais conviver com quem lhe foi tão precioso? Deve ser uma grande tortura saber que isso causa dor, e que, embora ela possa passar por um tempo, voltará a doer assim que mais alguém partir.
Por isso, um fardo ... às vezes, pesado demais pra se suportar.
Mas qual, não falo propriamente de um ser imortal, mas de alguém que viveu por longos 85 anos. Uma vida não muito fácil, mas uma boa vida.
Um casamento, 7 filhos (6 homens e 1 mulher), netos, bisnetos, bens ...
Um dia, vão-se 2 netos.
Mais adiante, a única filha mulher.
Ainda um pouco, e vai-se a 1ª esposa ...
Mais um tempo, e vai-se a 2ª esposa.
Como lidar com tantas perdas?
É ruim viver? Não, penso que não. Mas a que ponto uma alma pode suportar, sem danos, tamanha dor?
Eu me lembro do seu semblante, velando sua 2ª esposa ... Abatido, triste, acariciando os cabelos de quem havia dividido mais de 10 anos de vida. Ela também, era tão forte, mas partira.
Não há o que fazer. Há um tempo para todas as coisas, não é? Há um tempo, também, para cada um.
Mas e quando esse tempo parece não chegar nunca?
Sob esta óptica, até entendo quem, cansado de dias vazios, já sem o vigor da juventude, e sem a companhia preciosa de pessoas queridas, desista de viver. Não apoio, não acho a melhor saída, não.
Mas, entendo.
E assim, quem de nós poderá julgar aquele que cansou de brincar de Peter Pan? 

Val
02/08/12

2 comentários:

  1. É, esse é o fardo da vida, uns vão e outros ficam

    :(

    ResponderExcluir
  2. Como no próprio texto diz: "Sob esta óptica..." Não deve ser fácil mesmo ver pessoas partindo para nunca mais voltar, diga isso quem já perdeu amigos,familiares,fieis companheiros...Mas, creio que este fardo pode ser mais leve quando encarramos os acontecimentos da vida de outra forma que não essa, a ponto de desitir de viver por falta das pessoas queridas.

    ResponderExcluir